20 de mai. de 2014

REUNIÃO DA DIRETORIA DE 19.05.2014


Vários e importantes assuntos foram debatidos na reunião de ontem pela Diretoria, dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos em prol da plêiade dos ilustres e queridos Acadêmicos que compõem a Instituição.

O Presidente Eduardo Gomes Seabra conduziu os trabalhos, dando conta de várias providências tomadas, tais como:

- Curso de Especialização em Implantologia, a ser promovido pela Academia por um grupo de colegas, sendo parte das atividades na própria sede e outras no Departamento de Odontologia a UFRN.
Os trâmites legais foram providenciados pelo citado grupo e logo será iniciado.

- Informou que na próxima edição do nosso Jornal (junho) será publicado balancete com amostragem da movimentação financeira detalhada.
A edição de julho dará conta desse movimentação desde a posse da atual Diretoria.

A iniciativa, além de demonstrar a necessária transparência, incentivará a adimplência das mensalidades, principal recurso de que dispomos para manter a saúde financeira da Instituição.

- Foram debatidos vários detalhes sobre a solenidade de posse dos 10 novos Acadêmicos, que acontecerá no dia 30 do corrente mês, às 20 horas, na Academia de Letras, gentilmente cedida pelo seu ilustre Presidente, Acadêmico Prof. Dr. Diógenes da Cunha Lima, a quem muito agradecemos.
Está marcado para o dia 26, 2ª feira, às 10 horas, um ensaio geral no próprio local do evento com todos os envolvidos.

A próxima reunião ficou marcada para o referido dia 26, às 19 horas.

15 de mai. de 2014

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PACIENTES FISSURADOS

Prazerosamente, convidamos para a Audiência Pública proposta pela Deputada Estadual do Rio Grande do Norte, GESANE MARINHO, a pedido desta Associação, atividade inserida na “Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina”, oriunda da Lei Estadual nº 9101/08.

QUANDO: 27 de maio - 3ª feira - 14h30min - ONDE: Assembleia Legislativa do RN

TEMA: Situação dos pacientes com fissuras lábio palatinas e a falta de assistência no RN.

Contamos com a sua valiosa e honrosa presença para grande brilhantismo desse importante evento, que visa alcançar maior conscientização sobre tão grave problema, além de discutir a  atual situação com os principais gestores públicos e demais envolvidos nesse especial atendimento, buscando alternativas, de curto em médio prazo, para proporcionar tratamento digno e gratuito para esses pequenos e desamparados pacientes.

Trata-se de uma anomalia crânio maxilo facial que limita o portador do convívio social e laboral, bem como dificulta o seu desenvolvimento corporal adequado.

Atualmente, não há um centro de referência ou, sequer, uma Instituição que promova a reabilitação dos portadores de fissuras labiais e/ou palatinas conforme preconiza, coerentemente, a Organização Mundial de Saúde.

A população-alvo está sem atendimento e respectivo acompanhamento, desde a suspensão desse primordial serviço por parte da Universidade Federal do RN, através do seu Hospital Pediátrico.

Algo precisa ser feito para resolver esse angustiante problema, motivo da realização dessa Audiência Pública, em muito boa hora proposta pela citada Deputada, graduada em Odontologia.

Agradecemos sua atenção e atendimento ao que ora solicitamos, enviando fraternal abraço.


Rubens Barros de Azevedo 
Presidente da
Associação Brasileira de Fissuras Palatinas do RN

10 de mai. de 2014

ESPECIAL MENSAGEM ÀS MÃES ACADÊMICAS



Nesta especial data, homenageamos as queridas Acadêmicas que, condignamente,  compõem o nosso quadro.

Que Deus lhes dê sempre saúde, paz mental e espiritual para levar a bom termo a sua nobilíssima missão maternal por toda a eternidade, como muito bem diz o grande Poeta Coelho Neto, nascido no Maranhão, em 1864:

SER MÃE

Ser mãe é desdobrar fibra por fibra 
o coração! Ser mãe é ter no alheio 
lábio que suga, o pedestal do seio, 
onde a vida, onde o amor, cantando, vibra. 

Ser mãe é ser um anjo que se libra 
sobre um berço dormindo! É ser anseio, 
é ser temeridade, é ser receio, 
é ser força que os males equilibra! 

Todo o bem que a mãe goza é bem do filho, 
espelho em que se mira afortunada, 
Luz que lhe põe nos olhos novo brilho! 

Ser mãe é andar chorando num sorriso! 
Ser mãe é ter um mundo e não ter nada! 
Ser mãe é padecer num paraíso! 

Fraternal e Acadêmico abraço!


A Diretoria

8 de mai. de 2014

ELEIÇÃO DO CRO/RN

A sede da nossa Academia foi palco hoje da eleição para o novo plenário do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte.

Houve somente uma Chapa inscrita, denominada "Renovar e Avançar", encabeçada pelo colega GLÁUCIO DE MORAIS E SILVA, conforme já publicamos aqui.

Os demais componentes são:
- Marco Aurélio Medeiros da Silva;
- Luiz Eduardo Rodrigues Juliasse;
- Emerson Pimenta de Melo;
- Silvana Gurgel Borba;
- Aldenísia A. Albuquerque Barbosa;
- Heverton Fernandes Duarte;
- Arcelino Farias Neto;
- Luiz Carlos de Lima Barros;
- Petula Maria de Souza.
Nossos votos e feliz gestão! 

              A Comissão Eleitoral em pleno trabalho,                 sob a Presidência do nosso Acadêmico 
      José Ferreira Campos Sobrinho

A Comissão Eleitoral posando para este Blog.

6 de mai. de 2014

MAIS UMA PRODUTIVA REUNIÃO


O Presidente Eduardo Seabra começou a reunião da Diretoria pontualmente às 19 horas, lendo a ata da reunião anterior, que foi aprovada sem ressalvas.

Informou sobre a pendência apontada pelo Ministério da Justiça sobre o Relatório por nós enviado, dando conta das atividades e demais detalhes exigidos devido à concessão do reconhecimento da Academia como de Utilidade Pública Federal. 

O que muito se estranha é o fato de que todas as exigências foram cumpridas, mas insistem em dizer que há pendências, mas não apontam quais são e nem conseguimos comunicação com aquele Ministério...

Deu conta da nossa participação no Encontro das Academias de Odontologia do Brasil, ocorrida nos dias 1º e 2 de maio passado, em Fortaleza, apresentando  a nossa Academia através do sistema de projeção (PPS).
Compareceu juntamente com o Acadêmico Rubens Barros de Azevedo (Cadeira 16), atual Diretor Adjunto de Divulgação, que apresentou sugestões para serem aplicadas quando da admissão de Acadêmicos, sendo muito bem aceitas pelas demais Academias presentes, além da anfitriã: Rio de Janeiro (Academia Brasileira), Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, sendo que Paraíba, Alagoas e Academia Tiradentes (SP) foram representadas pelo citado Acadêmico Rubens.  

Foram reuniões muito proveitosas, apesar da pouca frequência - a de Pernambuco está desativada - pois auferimos subsídios preciosos, mediante a exposição dos problemas e soluções mostrados pelas nossas congêneres. 

O próximo Encontro ficou marcado para maio de 2015, em Porto Alegre/RS. 

Importante frisar que o deslocamento dos referidos Acadêmicos para o evento foi absolutamente sem ônus para a nossa Academia, pois ocorreu com recursos próprios.

Em seguida, foi abordado o assunto referente ao nosso jornal mensal, expedido sempre no 1º dia do mês, sempre em 2 versões - eletrônica e impressa. 

Ocorre que vários endereçamentos retornaram, apurando-se que os destinatários “não abrem” as respectivas caixas postais. 

Caso continuem com essa prática e desejem receber o informativo, teremos de enviar a edição impressa, postando-a, o que acarretará mais trabalho e despesas para a Academia. 

Assim sendo, fazemos apelo para que observem a chegada do Jornal ao endereço eletrônico, abram e o leiam, o que muito agradecemos.


Foram debatidos os detalhes da Assembleia Geral de posse dos 10 novos Acadêmicos, marcada para o dia 30 do corrente mês, às 20 horas, na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, na Rua Mipibu, 443, Petrópolis. 

O convite para as autoridades já foram expedidos, sendo que os próprios colegas eleitos se encarregaram do convite aos seus convidados. 

Foi lido, discutido e aprovado o roteiro da cerimônia, que será conduzida pelo Acadêmico Rubens.


Em seguida, deram entrada no recinto os referidos Acadêmicos, que foram informados dos trâmites para a cerimônia de posse, marcando-se um ensaio geral na própria Academia de Letras, às vésperas do evento.


Nada mais havendo a tratar o Presidente encerrou a reunião, marcando a próxima para o dia 19 do corrente mês.