6 de mai. de 2014

MAIS UMA PRODUTIVA REUNIÃO


O Presidente Eduardo Seabra começou a reunião da Diretoria pontualmente às 19 horas, lendo a ata da reunião anterior, que foi aprovada sem ressalvas.

Informou sobre a pendência apontada pelo Ministério da Justiça sobre o Relatório por nós enviado, dando conta das atividades e demais detalhes exigidos devido à concessão do reconhecimento da Academia como de Utilidade Pública Federal. 

O que muito se estranha é o fato de que todas as exigências foram cumpridas, mas insistem em dizer que há pendências, mas não apontam quais são e nem conseguimos comunicação com aquele Ministério...

Deu conta da nossa participação no Encontro das Academias de Odontologia do Brasil, ocorrida nos dias 1º e 2 de maio passado, em Fortaleza, apresentando  a nossa Academia através do sistema de projeção (PPS).
Compareceu juntamente com o Acadêmico Rubens Barros de Azevedo (Cadeira 16), atual Diretor Adjunto de Divulgação, que apresentou sugestões para serem aplicadas quando da admissão de Acadêmicos, sendo muito bem aceitas pelas demais Academias presentes, além da anfitriã: Rio de Janeiro (Academia Brasileira), Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, sendo que Paraíba, Alagoas e Academia Tiradentes (SP) foram representadas pelo citado Acadêmico Rubens.  

Foram reuniões muito proveitosas, apesar da pouca frequência - a de Pernambuco está desativada - pois auferimos subsídios preciosos, mediante a exposição dos problemas e soluções mostrados pelas nossas congêneres. 

O próximo Encontro ficou marcado para maio de 2015, em Porto Alegre/RS. 

Importante frisar que o deslocamento dos referidos Acadêmicos para o evento foi absolutamente sem ônus para a nossa Academia, pois ocorreu com recursos próprios.

Em seguida, foi abordado o assunto referente ao nosso jornal mensal, expedido sempre no 1º dia do mês, sempre em 2 versões - eletrônica e impressa. 

Ocorre que vários endereçamentos retornaram, apurando-se que os destinatários “não abrem” as respectivas caixas postais. 

Caso continuem com essa prática e desejem receber o informativo, teremos de enviar a edição impressa, postando-a, o que acarretará mais trabalho e despesas para a Academia. 

Assim sendo, fazemos apelo para que observem a chegada do Jornal ao endereço eletrônico, abram e o leiam, o que muito agradecemos.


Foram debatidos os detalhes da Assembleia Geral de posse dos 10 novos Acadêmicos, marcada para o dia 30 do corrente mês, às 20 horas, na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, na Rua Mipibu, 443, Petrópolis. 

O convite para as autoridades já foram expedidos, sendo que os próprios colegas eleitos se encarregaram do convite aos seus convidados. 

Foi lido, discutido e aprovado o roteiro da cerimônia, que será conduzida pelo Acadêmico Rubens.


Em seguida, deram entrada no recinto os referidos Acadêmicos, que foram informados dos trâmites para a cerimônia de posse, marcando-se um ensaio geral na própria Academia de Letras, às vésperas do evento.


Nada mais havendo a tratar o Presidente encerrou a reunião, marcando a próxima para o dia 19 do corrente mês.  

29 de abr. de 2014

MAIS UMA PROVEITOSA REUNIÃO DA DIRETORIA

Ontem ocorreu mais uma reunião da Diretoria quando importantes assuntos foram tratados.
Logo no início, às 19 horas, recebemos a visita de uma comissão do Conselho Regional de Odontologia do RN, com a finalidade de expor algumas ideias do grupo que se candidatou para gerir a próxima gestão.

Embora seja chapa única, o candidato à Presidência, o colega Gláucio de Morais e Silva, acompanhado de Marco Aurélio Medeiros da Silva, Aldenísia Albuquerque Barbosa e Silvana Gurgel Borba, afirmou que pretende estreitar mais ainda os laços que unem as 2 Instituições, promovendo e apoiando eventos conjuntos.

Após a saída da citada comissão, o Presidente Eduardo Seabra - Cadeira nº 19 - deu início à reunião, dando conta do êxito obtido com a promoção da Jornada Odontológica da Academia no Seridó, ocorrida entra os dias 24 e 26 de abril passado, em comemoração ao nosso Jubileu de Prata.

Com a presença de, aproximadamente, duzentos participantes, oriundos das 3 Universidades da região, as atividades programadas foram cumpridas, apenas com uma alteração: O nosso Diretor Científico, Acadêmico Antônio de Lisboa Lopes Costa - Cadeira nº 48 -, foi acometido de dengue, às vésperas da sua importantíssima participação, que encerraria o evento, sendo substituído condignamente.

Em seguida, o Presidente falou da sua participação no Encontro das Academias de Odontologia de todo o País, a ocorrer nos dias 1 e 2 de maio próximo, acompanhado do Acadêmico Rubens Barros de Azevedo - Cadeira nº 16 - , responsável por este blog e pelo jornal mensal da Academia.
Apresentará a nossa Instituição, aproveitando trabalho em PPS, elaborado pelo atual 2º Vice-Presidente, Acadêmico José Evilson Machado Dantas - Cadeira nº 35, inclusive sobre o Museu Dr. Solon de Miranda Galvão.
Quanto ao Acadêmico Rubens, apresentará uma proposta sobre a admissão de novos membros.

O Presidente relatou todos os complicados trâmites para envio de um relatório ao Ministério da Justiça para cadastramento da Academia, por conta do reconhecimento de Utilidade Pública Federal. 

Dando prosseguimento à reunião, foi anunciada a doação ao nosso Museu de um aspirador, por parte do colega, Dr. Mário Henrique de Farias Neto, que pertenceu ao seu pai, Dr. José Miranda de Farias, o que muito agradecemos.

Os preparativos para a posse dos 10 novos componentes da Academia foram abordados por todos os presentes, ficando marcada uma reunião para, inclusive, procedermos a um ensaio, a fim de que toda a solenidade, marcada para o dia 30.05, seja marcante como convém.

A palavra foi passada ao 1º Vice-Presidente, Acadêmico Doriélio Barreto da Costa - Cadeira nº 01 -que informou sobre o convite recebido para uma entrevista na Rede TV local, conduzida pelo Jornalista Nelson Freire, a respeito do nosso Jubileu de Prata; foi produzido um DVD, que ficará para o acervo da Academia.
Relatou ainda a visita que fez a Macapá, a convite do Presidente do CRO local, seu ex-aluno da UFRN, Moisés, que pediu nosso apoio para a instalação da Academia de Odontologia naquele Estado, o que, certamente, será uma grande honra para todos nós.
Ficou acertada a vinda de uma comitiva para a posse dos 10 Acadêmicos, quando poderemos ajudá-los condignamente, inclusive com visita à nossa sede.

Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião, marcando-se a próxima para o dia 05 de maio. 



18 de abr. de 2014

MENSAGEM DE PÁSCOA

A Páscoa é mais uma ótima oportunidade para reverenciar e aplicar os belos e necessários exemplos que Jesus, o Cristo, nos deixou na Sua curta, porém, luminosa passagem terrena. Seguindo-os nos transformaremos em pessoas melhores, mais fraternas, caridosas, portanto, CRISTÃOS, na acepção da palavra.

Aproveitemos a data para reflexão e renovação de atitudes, eliminando os maus hábitos que tantos prejuízos nos causam, ao invés de dar mais importância ao coelhinho, ao chocolate, ao bacalhau, tal e qual ocorre no Natal em relação ao Papai Noel, troca de presentes etc...


Muitas pessoas acham desrespeitoso comer carne vermelha no dia em que o Rabi de Nazaré foi crucificado, porém, nos demais dias do ano, se esquecem dos belos e úteis ensinamentos que Ele nos deixou há mais de 2.000 anos, seja invejando, odiando, não perdoando, lesando o próprio corpo físico - com drogas (bebidas alcoólicas, cigarro), comidas em excesso, sexo desregrado - enganando o próximo, maltratando os animais, a natureza, não respeitando a própria família, enfim, contrariando tudo que Ele espera de nós!   

Reflitamos, pois, oremos e vigiemos sempre! 

14 de abr. de 2014

HOJE: MAIS UMA IMPORTANTE REUNIÃO DA DIRETORIA

A Diretoria da Academia, dando sequência ao calendário das suas reuniões quinzenais, tomou algumas decisões e protelou outras para a próxima, agendada para o dia 28 deste mês, tendo em vista o feriado da próxima 2ª feira, 21, dedicado ao Patrono da Odontologia, Joaquim José da Silva Xavier, o "Tiradentes".

Ficou acertado que será elaborado um balancete mensal, dando conta das receitas e despesas, pois a meta é a total transparência das iniciativas, além, obviamente, de servir de parâmetro para programações futuras.

Constatou-se que as despesas com a manutenção da sede são muito grandes, enquanto as receitas se restringem, basicamente, à arrecadação das mensalidades, no valor de R$50,00 - Cinquenta reais.

O curso de especialização em Ortodontia, em andamento, também gera uma grande despesa, de forma que precisamos pensar em maneiras de equilibrar essa situação.

V Jornada de Odontologia do Seridó / 1ª Jornada da Academia Norte-Rio-Grandense de Odontologia no Seridó /1º Encontro da ABENO com os Estudantes de Odontologia do Seridó / 1º Encontro dos Ex-Alunos da UERN:
Reiteramos o convite para comparecimento a mais esta iniciativa conjunta da nossa Academia com a UERN, que ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 do corrente - 5ª, 6ª feira e sábado, no auditório do IFRN local.

A programação, mostrada em edição anterior deste blog, terá a participação do Diretor Científico, Prof. Dr. Antônio de Lisboa Lopes Costa, que abordará o tema "Doenças Bucais e sua Prevenção", no sábado, à tarde. 
Realmente, IMPERDÍVEL! 

Posse dos novos Acadêmicos:
Está confirmada para o dia 30 de maio, 6ª feira, na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, na Rua Mipibu, conforme já anunciamos aqui.
Para esse importantíssimo evento a Academia não terá grandes despesas, praticamente, pois, como é de praxe, elas ficam ao encargo dos empossandos.

Faremos todo o empenho para que seja mais uma linda festa, como é tradicional, contando, evidentemente, com o maior número possível dos atuais Acadêmicos, além das autoridades que convidaremos e dos convidados de cada novo Acadêmico.

Mais adiante, daremos mais detalhes sobre a cerimônia.

Encontro das Academias de Odontologia do Brasil:
Como também já anunciamos aqui, nos dias 1º e 02 de maio, por feliz iniciativa da coirmã Cearense, compareceremos a esse evento, levando a nossa contribuição num intercâmbio de ideias que visem a melhoria geral das Instituições similares. 

Certamente será de muito bom proveito, pois acreditamos que tenhamos problemas e soluções idênticas, tendo em vista a similaridade de situações.
O Presidente Eduardo Seabra comparecerá, mostrando a nossa história, o que aqui fazemos, bem como a magnificência do nosso Museu, através de projeção multimídia.

Também o Diretor Adjunto de Divulgação apresentará uma proposta a ser apreciada pelas congêneres no que se refere à admissão de Acadêmicos, que, certamente, suscitará amplo debate.

Ao retornar do Encontro daremos conta do ocorrido na capital cearense para conhecimento de todos.    

2 de abr. de 2014

NOTA DE SOLIDARIEDADE: FALECIMENTO

   

A Diretora Social da Academia Norte-Rio-Grandense de Odontologia, Acadêmica TEREZINHA FREITAS DUARTE, comunica o falecimento na 6ª feira, dia 28 de março, de seu 2º irmão de uma relação de 11, o Dr. José Freitas Duarte, residente em Recife/PE, com 83 anos de idade.

Ele era Farmacêutico Bioquímico e exerceu cargo de chefia do INSS. 

Casado com Célia Rezende Duarte com a qual teve uma filha, renomada Pediatra de Recife, Dra. Andréia Rezende Duarte Raposo, que é casada com o industrial, José Carlos Raposo, que lhe deram um único neto, Carlos André Duarte Raposo.

O velório aconteceu em Petrolina/PE, com a presença dos 10 irmãos e respectivos familiares.

A Academia, consternada, presta solidariedade à querida colega, pela perda irreparável de seu querido irmão.

A Missa será amanhã, 03.04., às 17h30min na Igreja São João.


A Família enlutada agradece o comparecimento dos amigos a esse ato de fé cristã!

24 de mar. de 2014

REUNIÃO COM OS 10 NOVOS ACADÊMICOS



Hoje aconteceu a 1ª reunião com os 10 novos Acadêmicos eleitos, a fim de serem informados pela Diretoria sobre os trâmites para a posse, bem como a escolha das Cadeiras que ocuparão.
O Presidente Eduardo Seabra explanou os detalhes.
O 2º Vice-Presidente, José Evilson deu continuidade

Vários itens alusivos à Posse foram explicados, bem como as obrigações perante à Academia. 
Os novos Confrades e as duas Confreiras se reunirão para escolher quem falará em nome dos demais na solenidade etc.  
Eis os 10 novos Imortais da Academia, as respectivas Cadeiras que ocuparão, com os respectivos Acadêmicos Eméritos:

Cadeira nº 02: Eduardo José Guerra Seabra /
Odette Roseli Garcia Maranhão;
Cadeira nº 07: Flávio Roberto Guerra Seabra /
João Alfredo de Vasconcelos Galvão;
Cadeira nº 12: Lucrécio Pegado Cortez Neto /
Luiz de Vasconcelos Leite;
Cadeira nº 16: Jaldir da Silva Cortez /
Rubens Barros de Azevedo;
Cadeira nº 32: Isabelita Duarte Azevedo /
Maria Marluce de Souza;
Cadeira nº 34: Custódio Leopoldino de Brito Guerra Neto / José Dantas Wanderley;
Cadeira nº 35: Euler Maciel Dantas /
José Evilson Machado Dantas;
Cadeira nº 45: Dennyson Brito Holder da Silva / Consuêlo Primola de Gusmão;
Cadeira nº 46: Haiane de Carvalho Costa Cavalcante / Almáchio Dias Neto;
Cadeira nº 49: Marcílio Dias Chaves de Oliveira / José Barreto de Medeiros.
SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS!

A Diretoria 

17 de mar. de 2014

REUNIÃO DA DIRETORIA: 17.03.14

Plenário da reunião
Mais uma reunião da atuante Diretoria ocorreu hoje, para avaliação dos primeiros eventos comemorativos do Jubileu de Prata ocorrido no sábado passado, dia 15.

O consenso é o de que houve pouca participação dos Acadêmicos, apesar de amplamente divulgadas as Palestras e a Confraternização de 6ª feira.

Realmente, é lamentável que, apesar de todo o esforço e ininterrupto trabalho para oferecer o melhor para o quadro associativo, não ocorreu o mais uma vez tão esperado comparecimento, frustrando os organizadores e a todos nós.

Será marcada uma reunião para avaliação das providências a serem tomadas em relação a essa situação que, aliás, tem se repetido nas gestões anteriores. 

Outros assuntos foram abordados, visando a continuada melhoria das nossas atividades, que, apesar de tudo, se estenderão durante todo este ano, coerente com o que já foi anunciado anteriormente.

A próxima reunião ficou marcada para o dia 31, última 2ª feira deste mês, quando novas decisões serão tomadas em prol do progresso da nossa querida Academia. 

15 de mar. de 2014

HOJE, DATA HISTÓRICA: 25 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ACADEMIA

Nesta data, há exatos 25 anos, foi criada a nossa Academia, conforme consta no Jornal especialmente editado para esta ocasião, devidamente historiada por um dos seus fundadores e grande ícone da Odontologia potiguar e brasileira, DR. CLEMENTE GALVÃO NETO.
Conta-nos ele que a ideia inicial foi de outro destacado líder da Odontologia Potiguar, DR. ODILON DE AMORIM GARCIA, influenciado pelo então Presidente da Academia Cearense de Odontologia - que sempre esteve irmanada conosco - Dr. Wilson Vasconcelos.

Conforme foi amplamente noticiado, ontem ocorreu a confraternização alusiva à efeméride, contando com grande número de convidados, além dos Acadêmicos e respectivas famílias.


O evento foi iniciado com a bênção feita pelo Padre Robério Camilo, que proferiu belas palavras, parabenizando a Academia pela significativa data.


Em seguida, o Presidente, Acadêmico EDUARDO GOMES SEABRA deu as boas vindas, agradecendo a presença de todos e foi iniciado o coquetel, servido pelo Bufê Renata Motta.

Tivemos a grata satisfação de receber a muito honrosa presença de dois destacados componentes da citada Academia Cearense de Odontologia, os Professores MANOEL PERBOYLE GOMES CASTELO e JOSÉ DILSON VASCONCELOS DE MENEZES
Presidente Seabra, ladeado pelos ilustres Colegas cearenses.

Mestre Perboyle usou a palavra, parabenizando a ANRO pelo Jubileu de Prata, e convidou a todos para dois eventos promovidos pela Academia Cearense, nos dias 01 e 02 de maio próximo: ENCONTRO DAS ACADEMIAS DE ODONTOLOGIA DO BRASIL e a IV JORNADA DA ACADEMIA CEARENSE, lembrando que esta comemora 30 anos de fundação, no dia 23.09.


A noite transcorreu num agradável clima de confraternização geral, com a presença de expressivo número de participantes.



Dentre as gratas presenças, recebemos os Acadêmicos recém eleitos: Irmãos  Eduardo José e Flávio Roberto Guerra Seabra; Haiane de Carvalho Costa Cavalcante; Jaldir da Silva Cortez e Euler Maciel Dantas, aqui retratados nesta ordem.



Em determinado momento da festa foi cantado o tradicional Parabéns a Você e, em seguida, assopradas as velas pelo Presidente Seabra, servindo-se o delicioso bolo comemorativo.


Parabéns, pois, a todos que fazem a nossa Academia, almejando-lhe vida longa de muito trabalho em prol da Odontologia Potiguar.

Agradecemos a presença de todos e convidamos para os futuros eventos que ocorrerão durante todo o ano de 2014, em comemoração a esta expressiva data de hoje: o Jubileu de Prata da ANRO.

A Diretoria







13 de mar. de 2014

PALESTRA: ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS NO RN E A GUERRA FRIA

Dando sequência às atividades comemorativas do Jubileu de Prata da Academia, a palestra de ontem despertou imenso interesse da seleta plateia que acorreu ao auditório para ouvir e interagir com o 
Professor MARCOS GUERRA, renomado Advogado natalense.
Diretor  Científico, Prof. Costa,
apresentando o Palestrante
 Acadêmicos e convidados ouvem interessados o Prof. Marcos Guerra
Prof. Costa entrega o Certificado
ao Prof. Marcos Guerra
Ao final da brilhantíssima exposição do instigante tema, a plateia interagiu bastante com o ilustre Palestrante, fazendo perguntas pertinentes ao assunto tratado,  estendendo o horário muito além do previsto, mostrando assim o acerto da escolha da 2ª Palestra da programação especial.
De parabéns, pois, o brilhante Palestrante e a Diretoria da Academia. 

12 de mar. de 2014

PALESTRA DEU INÍCIO ÀS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE PRATA

Dando início à programação comemorativa do Jubileu de Prata da Academia, aconteceu ontem a ótima Palestra sobre o IMPACTO DA VIOLÊNCIA NA ÁREA DA SAÚDE, ministrada pelo nosso Colega, Professor OSWALDO GOMES CORRÊA NEGRÃO. 
Ele é paranaense, mas está já há alguns anos radicado em Natal, desenvolvendo um belo trabalho em vários segmentos da comunidade, elaborou várias pesquisas em hospitais,onde é muito respeitado pela sua seriedade e empenho.

O Diretor Científico da ANRO, Prof. Dr. Antônio de Lisboa Lopes Costa, que o convidou, fez a sua apresentação, enaltecendo o belo trabalho desenvolvido pelo ilustre Palestrante.
 
A seleta plateia muito apreciou e aplaudiu o Professor Oswaldo, fazendo-lhes muitas perguntas sobre o instigante tema, respondidas sempre com muita propriedade e profundo conhecimento.
Ao final, o Acadêmico Costa fez entrega ao Prof. Oswaldo do Diploma a que fez jus pela verdadeira aula ministrada, convidando-o para futuras apresentações, que, prontamente, aceitou.

Parabéns, Prof. Oswaldo e que continue esse importantíssimo trabalho de levantamento e constatação da preocupante escalada da violência que nos assola, colocando o País, infelizmente, na liderança de algumas estatísticas mundiais.

11 de mar. de 2014

ELEIÇÃO DE NOVOS ACADÊMICOS - CONVITE PARA PALESTRAS

Mesa Diretora: Secretária Mª Marluce de Souza; Diretor Científico, Antônio de Lisboa Lopes Costa; 
1º Vice-Presidente, Doriélio Barreto da Costa.
Parte do Plenário
Apuração dos votos

Ontem, com a presença de 31 Acadêmicos, foram 

eleitos os seguintes colegas:

Custódio Leopoldino de Brito Guerra Neto

Dennyson Brito Holder  da Silva  

Eduardo José Guerra Seabra  

Euler Maciel Dantas  

Flávio Roberto Guerra Seabra   

Haiane de Carvalho Costa Cavalcante   

Isabelita Duarte Azevedo    

Jaldir da Silva Cortez  

Lucrécio Pegado Cortez Neto   

Marcílio Dias Chaves de Oliveira.


Que todos recebam as boas-vindas dos demais 

componentes da Academia. 

Oportunamente, será anunciada a data da posse.


PALESTRAS:

Dentro da programação de comemoração do Jubileu 

de Prata da nossa Academia, haverá os seguintes 

eventos:


Hoje, às 20 horas, será realizada no auditório da 

Academia a Palestra "O impacto da violência na área 

da saúde", a ser proferida pelo Professor Oswaldo 

Gomes Corrêa Negrão.


Amanhã, no mesmo local e horário, acontecerá a 

Palestra "Alfabetização de adultos no RN e a guerra 

fria", pelo Professor Marcos Guerra.


Todos estão convidados! Prestigiemos, pois!